Este blog foi criado como estratégia pedagógica para aperfeiçoamento do uso das ferramentas digitais proposto pelo curso Leitura e Escrita em Contexto Digital, do programa Práticas de Leitura, oferecido pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo a professores da rede pública. Tais atividades integram uma gama de experiências teóricas e práticas realizadas a distância, em método modular, tendo em vista, principalmente, o objetivo de criar capacidades para interagir em contexto digital.

Deixe comentários sobre suas experiências com as ferramentas digitais !

sábado, 12 de maio de 2012

RELATO REFLEXIVO

Estar na área da educação é ter a certeza de que mudanças sociais estão ocorrendo rapidamente. Sendo assim, para nós educadores, é de suma importância apresentarmos a consciência de que precisamos acompanhar essas transformações e inseri-las no cotidiano escolar. Diante desse panorama, estou sempre em busca de oportunidades que proporcionem a otimização das estratégias de ensino que utilizamos em sala de aula. Durante a minha trajetória profissional, por exemplo, tenho participado de vários cursos, este último, Práticas de Leitura na Contemporaneidade, fez-me repensar minha postura diante do uso das novas tecnologias, uma vez que percebi que o computador e a internet podem otimizar o processo ensino-aprendizagem. No decorrer das atividades dos módulos oferecidos pelo curso, trabalhados de forma articulada e contextualizada, através da interação com outros profissionais, certifiquei-me de que posso estimular a aprendizagem dos meus alunos e dinamizar o cotidiano escolar a fim de somar conhecimentos. As atividades de produção textual em ambiente virtual proporcionaram um espaço efetivo de interação verbal, refletindo e retratando as situações reais de uso. Ademais, as oportunidades de troca de informações nos fóruns mostraram como esse recurso pode ser um suporte pedagógico eficiente, visto que, além de fortalecer as relações sociais, propicia a socialização do conhecimento e espírito de cooperação. Logo, esse processo constante de busca pelo conhecimento confirma que o educador brasileiro está empenhado em desenvolver novas habilidades e preparar seu aluno para obter autonomia e iniciativa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.