Este blog foi criado como estratégia pedagógica para aperfeiçoamento do uso das ferramentas digitais proposto pelo curso Leitura e Escrita em Contexto Digital, do programa Práticas de Leitura, oferecido pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo a professores da rede pública. Tais atividades integram uma gama de experiências teóricas e práticas realizadas a distância, em método modular, tendo em vista, principalmente, o objetivo de criar capacidades para interagir em contexto digital.

Deixe comentários sobre suas experiências com as ferramentas digitais !

segunda-feira, 23 de abril de 2012

O Despertar da Leitura

Desde a mais tenra idade (por volta dos 3 ou 4 anos), segundo conta minha mãe, antes mesmo de saber ler e escrever eu já vivia rodeada de livros, colocavá-os em uma bolsa e brincava de ler, com certeza, inventava estórias eu reproduzia algumas que meus familiares me contavam, ou seja, lia de mentirinha. Logo após alfabetizar-me e adentrar ao maravilhoso universo da leitura, lembro-me que tentava ler alguns livros, mas ainda não conseguia lê-los na íntegra. Até que um belo dia encontrei uma professora (Neide - 5ª série) que estimulou-me muito a ler um livro por inteiro, desta forma, o meu primeiro livro foi Os barcos de papel, que obra maravilhosa, cheia de detalhes que aguçavam cada vez mais a minha imaginação. Desde aquela época, nunca mais parei de ler, adoro qualquer tipo de livro/ assunto, confesso que neste aspecto sou bem eclética.
Atualmente dedico minhas leituras à minha formação profissional, livros, artigos ou assuntos que de fato venham corroborar para com a atual função que desempenho, coordenadora pedagógica. Mas como não sou de ferro, sempre que tenho um tempo extra ou mesmo durante o período de férias, dedico-me à leituras por prazer com vários temas diversificados, que contribuam para com o descanso e para com o recarregar das minhas energias.
Quando estava em sala de aula lecionando sempre desenvolvia projetos atrelados à minha área de atuação - Língua Portuguesa - atividades estas que despertavam o prazer pela leitura e pela escrita ( poesias, obras literárias, encenações,dramatizações, visitas periódicas à sala de leitura). Aproveito este interim para comentar sobre um maravilhoso livro que muito ajudou-me a ampliar a minha visão pedagógica em relação à leitura de obras clássicas para os jovens, além de dinamizar muito mais as minhas aulas - Ana Maria Machado - Como e por que ler os clássicos universais desde cedo.
Portanto, acredito que a leitura nos imerge num mundo desconhecido, nos leva ao conhecimento do outro, à exploração da diversidade numa amplitude inimaginável, transpondo-nos a outros espaços e tempos distantes ou futuros que aguçam e fertilizam a nossa vida e a nossa imaginação.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Reminiscências
    Um dia desses fiquei com o peito apertado de saudade. Passeando na praça central da cidade, assim do nada, senti o arrebatador aroma da “moreninha”. Explico melhor: a minha professora de Língua Portuguesa da primeira série do ginásio - era assim que se falava na época – havia determinado que lêssemos um romance e, da relação estabelecida, coube-me ler “A Moreninha”, do escritor Joaquim Manoel de Macedo. Retirei o livro na biblioteca da escola e desde a primeira vez que o abri fiquei, digamos, inebriado pelo perfume que ele exalava. Penso que, propositadamente, uma das leitoras deva ter chuviscado aquele perfume pelas páginas do livro. Ocorre que, meio século depois, ainda posso reconhecer aquele aroma que me acompanhou durante a leitura daquela história de amor, tendo como cenário a Ilha de Paquetá, com a mocinha e o mocinho que se conhecem, se apaixonam e acontecem coisas que atrapalham a consumação do amor entre eles, até que, ao final os dois terminam felizes para sempre.
    Seria leviano se afirmasse que fui apaixonado por leituras. As leituras que fiz na infância foram por obrigação e não por prazer. Meu, meu primeiro contato com o mundo da leitura se fez com a “Cartilha Sodré” da qual tenho gratas reminiscências, no que pesem aquelas frases desconexas e sem qualquer significado real. Com alegria relembro daquelas lições que cuidaram de garantir a minha inserção no mundo da leitura e da escrita. Já pesquisei no Google, sem nenhum sucesso!
    De qualquer forma não se pode negar que a leitura sempre exerceu grande importância no desenvolvimento das crianças.
    José Milton Pavani Parolin

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.