Este blog foi criado como estratégia pedagógica para aperfeiçoamento do uso das ferramentas digitais proposto pelo curso Leitura e Escrita em Contexto Digital, do programa Práticas de Leitura, oferecido pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo a professores da rede pública. Tais atividades integram uma gama de experiências teóricas e práticas realizadas a distância, em método modular, tendo em vista, principalmente, o objetivo de criar capacidades para interagir em contexto digital.

Deixe comentários sobre suas experiências com as ferramentas digitais !

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Relatar e compartilhar as memórias de minhas leituras é algo prazeroso, uma vez que revivo momentos de emoção, temor, confiança, aventura, amor, enfim, sentimentos vividos nas passagens de cada narrativa lida. Não cresci em uma família leitora, entretanto não foi empecilho para que eu me tornasse uma leitora assídua. Comecei minha trajetória a partir de uma narrativa sugerida pela professora de Língua Portuguesa, na quinta série, não me recordo de incentivo à leitura antes disso, foi então que descobri que ler é viajar por universos desconhecidos, mágicos e instigantes. Esse incentivo foi um divisor de águas em minha vida, pois passei a ter contato com livros por iniciativa própria. Recordo-me bem quando ia casa de minha tia e ficava fascinada com sua estante repleta de livros que me convidavam para a leitura, claro que não dispensava tal convite. Li O Guarani, de José de Alencar, com 11 anos, amei as aventuras do índio, é claro que na época não percebi as influências europeias enrustidas na personagem, não tinha bagagem para isso, mas mergulhei em suas caçadas e proteção a sua amada Ceci. Assim passei a ter fome de leitura, não havia critério para a seleção de gêneros e autores, narrativas de autores estrangeiros também me atraiam, até ganhei de minha mãe uma coleção de Danielle Steel, li cada página intensamente. Hoje tenho consciência de que a leitura é fundamental para a formação de uma pessoa, por isso procuro passar a meus alunos essa magia presente em cada trecho de livro sugerido para leitura. Tento não transformar a aulas de leitura em uma tarefa hercúlea, ao contrário, apresento-lhes a vida através dos livros.

Profª Cláudia Dantas P. de Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.