Este blog foi criado como estratégia pedagógica para aperfeiçoamento do uso das ferramentas digitais proposto pelo curso Leitura e Escrita em Contexto Digital, do programa Práticas de Leitura, oferecido pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo a professores da rede pública. Tais atividades integram uma gama de experiências teóricas e práticas realizadas a distância, em método modular, tendo em vista, principalmente, o objetivo de criar capacidades para interagir em contexto digital.

Deixe comentários sobre suas experiências com as ferramentas digitais !

domingo, 29 de abril de 2012

Relatos de experiências com a palavra escrita

Reminiscência

Um dia desses fiquei com o peito apertado de saudade. Passeando na praça central dacidade, assim do nada, senti o arrebatador aroma da “moreninha”. Explicomelhor: a minha professora de Língua Portuguesa da primeira série do ginásio -era assim que se falava na época – havia determinado que lêssemos um romance e,da relação estabelecida, coube-me ler “A Moreninha”, do escritor Joaquim Manoelde Macedo. Retirei o livro na biblioteca da escola e desde a primeira vez que oabri fiquei, digamos, inebriado pelo perfume que ele exalava. Penso que,propositadamente, uma das leitoras deva ter chuviscado aquele perfume pelaspáginas do livro. Ocorre que, meio século depois, ainda posso reconhecer aquelearoma que me acompanhou durante a leitura daquela história de amor, tendo comocenário a Ilha de Paquetá, com a mocinha e o mocinho que se conhecem, seapaixonam e acontecem coisas que atrapalham a consumação do amor entre eles,até que, ao final os dois terminam felizes para sempre.


Serialeviano se afirmasse que fui apaixonado por leituras. As leituras que fiz nainfância foram por obrigação e não por prazer. Meu, meu primeiro contato com omundo da leitura se fez com a “Cartilha Sodré” da qual tenho gratasreminiscências, no que pesem aquelas frases desconexas e sem qualquersignificado real. Com alegria relembro daquelas lições que cuidaram de garantira minha inserção no mundo da leitura e da escrita. Já pesquisei no Google, semnenhum sucesso!


Dequalquer forma não se pode negar que a leitura sempre exerceu grandeimportância no desenvolvimento das crianças.


JoséMilton Pavani Parolin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.